quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pensamentos..

Hoje estava ali no restaurante almoçando sozinha quando comecei a reparar em uma coisa.. Tem um senhor, que é cego, que almoça ali todos os dias.. Eu já tinho o visto no ônibus que eu pego pela manhã vendendo canetas, e outros "trecos".. Todas as vezes eu remexo na bolsa, encontro algumas moedas e dou para ele.. E ele sempre me dá uma lixa de unhas.. Já tenho 3..
(parêntesis: Acabo de ganhar uma bala toffees de cereja de um vendedor aqui da empresa.. adoro essas balas.. ele veio, deu boa tarde, perguntou se estava tudo bem, deixou a bala e saiu.. o engraçado é que eu não ia muito com a cara dele, mas ultimamente decidi tratá-lo melhor.. pensei que se ele não me tratava muito bem, poderia ser somente um reflexo da forma como EU tratava ele primeiro.. acho que eu tinha razão..)
Voltando..
O senhor veio caminhando no cantinho direito na parte interna da avenida, onde passam os ônibus, batendo a "varetinha" no meio-fio.. E, o restaurante fica do outro lado, logo, ele ia ter que atravessar a avenida.. Pra mim é fácil, porque além do fato que eu enxergo, se por acaso eu não tivesse enxergando hoje, eu saberia que quando acabasse o meio-fio, era a faixa de pedestres.. e bem de frente tem um poste onde a gente aperta um botãozinho para o semáforo abrir para pedestres.. Mas ele não sabe disso.. Porque ele nunca viu.. Então ele passou reto.. Eu parei de comer e comecei a me perguntar: Como ele iria atravessar a rua? Eis que surge um homem, em um estabelecimento alguns metros à frente do restaurante, atravessa a rua, pega no braço dele ajuda-o a fazer a travessia, e deixa-o em frente ao restaurante.. E no fim, ele ainda pediu desculpas para o cego por ter demorado a ajudá-lo..
O homem cego sentou-se, perguntou o que tinha para comer, pediu com muita educação para que a moça servisse um prato bem caprichado para ele e começou a tirar muitas, mas muuitas moedas dos bolsos.. Fiquei pensando em como ele conseguia contar as moedas sozinho porque, mesmo eu sabendo que cada uma têm formatos e tamanhos diferentes, se eu fechar os olhos não sei nem quem é quem mais..
Isso me fez parar para analisar quantas coisas simples eu vejo e não dou valor.. Eu perco o por do sol quase todos os dias.. O que este homem não daria para ver esse espetáculo uma só vez.. Eu posso ver um simples vento balançar as folhas dos muitos coqueiros da avenida por onde ele vinha caminhando, e ele mal conseguiu se localizar para atravessar a rua no lugar certo e no momento certo.. Eu posso ver o sorriso de uma criança num terminal como se ela não se importasse com as caras das pessoas ao redor, cada vez mais "carrancudas", e ele não pode ver que uma pessoa sorri a menos que ela emita algum som.. Posso ver as cores, os vídeos, as fotos, as paisagens, as pessoas.. Posso ver tudo, e mesmo assim, às vezes insisto em fechar meus olhos pra tudo isso..
Fiquei cega por alguns minutos em meio aos meus pensamentos que esqueci de terminar de comer. Quando voltei a enxergar, vi meu prato quase cheio e meu relógio marcando meio-dia.. é.. eu já tinha que voltar pro trabalho..
Complicado neh?

See ya..

BjoO..

2 comentários:

Unknown disse...

Vc jah se perguntou qual a pior cegueira????

Bjão

Grazi disse...

Deh, as vezes pensamos que a pior cegueira é das olhos quando na verdade a pior é a aquela dos nossos corações!!! Pessoas como este senhor enxergam com a alma e o coração!! Devemos aprender com eles todos os dias!!

Amei seu texto!

bju